Perfil de traficante em rede social sai do ar após ida à segurança máxima

O perfil de Bamba, que foi retirado do ar

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Menos de uma semana depois de o traficante Anderson da Silva Verdan, o Bamba ou 2b, ser transferido da Penitenciária Jonas Lopes de Carvalho, no Complexo Penintenciário de Gericinó, para a Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino (Bangu I), a página do Facebook do criminoso foi retirada do ar. Aparelhos celulares de onde ele fazia postagens na rede social foram apreendidos durante vistoria dos agentes, no sábado. Por meio de nota, a Seap informou que abriu uma sindicância interna para apurar como os aparelhos entraram na cadeia.

Reportagem no último domingo mostra que Bamba usava o Facebook de dentro da cela onde está preso. Em suas publicações, Anderson falava de Deus, seus amores, as dificuldades da vida, os companheiros mortos, além de publicar fotos com amigos e com a mulher. O traficante também reclamava da falta de liberdade.

O bandido usa o Facebook para se comunicar com o ?mundo lá fora?, como escreve numa das postagens. Apenas 22 dias após sua prisão, em 28 de julho deste ano, o criminoso modificou sua foto do perfil ? agora é a de um cachorro branco ? e escreveu quatro postagens. Numa delas, diz: ?Só a liberdade mesmo?. Fontes da polícia afirmam que o perfil pertence realmente ao criminoso.

Em uma outra publicação mais recente, feita em 25 de setembro, Bamba, assassinando a ortografia, escreveu: ?A tristeza e o ambiente fechado deixam o 2b e os amigos que estão presos revoltados?. Nos comentários de sua postagem, ?amigos? pedem a liberdade de Anderson e veneram o traficante.

Um de seus amigos usa uma foto do traficante ao ser preso no seu perfil, e diz: ?Liberdade 2b vou toma o Para Pedro pra tu?, referindo-se à favela Para-Pedro, em Colégio, na Zona Norte do Rio.

Preso por policiais da 25ª DP (Engenho Novo) em 6 de julho deste ano, Bamba é acusado de ser um dos responsáveis pela morte da menina Geovanna Barros Firmino, de 1 ano, em janeiro, na Baixada Fluminense. Se condenado, poderá receber uma pena de até 30 anos. Também responde a processos por roubo seguido de morte e roubo.

Bamba mostra nas postagens no Facebook um lado religioso. Pede a Deus que ilumine seu ?eterno parceiro?, quem ele chama de Totinha Xacal, e presta homenagens ao amigo, tropeçando na língua: ?Com muita saudade eu mando sem gracinha ta fazendo muita falta meu mano totinha ele era puro tranquilão ainda mi lembro dos nossos momentos bom?.

Segundo policiais, a trajetória relatada pelas postagens do perfil reproduzem exatamente os passos do bandido antes de ser preso.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES