As inscrições para as solicitações de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 segue aberto até sexta-feita (28 de maio), na Página do Participante. Também começou o prazo para justificativas de ausência do Enem 2020 para quem quer fazer a edição de 2021 e deseja solicitar novamente a isenção.
Na hora do pedido, os participantes devem informar número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone válidos.
Quem pode pedir isenção?
=>Estudantes que estão cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública de ensino;
=>Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que têm renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio
=>Estudantes que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Quem pode fazer justificativa?
Quem não compareceu nos dois de aplicação da prova deve justificar para solicitar a gratuidade do Enem desde ano. Os motivos são: Assalto ou furto; Acidente de trânsito; Casamento ou União Estável; Morte na família; Maternidade ou paternidade; entre outros.
Resultado
Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas serão liberados no dia 09 de junho. Recursos serão recebidos entre os dias 14 e 18 seguintes, com resposta no dia 25 de junho.
Atenção
A aprovação da solicitação de isenção não significa que o candidato está inscrito no Enem 2021. Para se inscrever é preciso acessar a Página do Participante, no período de inscrições, que será de 28 de junho a 09 de julho.
Data do Enem 2021
As datas das provas e resultados do Enem 2021, ainda não foram anunciadas. Porém, o Inep afirmou, ainda em fevereiro, que as provas do Enem 2021 deverão ser realizadas entre os meses de novembro e dezembro.