PCDs ganham 1ª academia de musculação para reabilitação

Reforma do Ceir recebeu mais de R$ 1 milhão, oriundo de recursos de bazar feito com produtos apreendidos pela Receita Federal.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As crianças e as pessoas com deficiência física, mental, auditiva e visual contam agora com um reforço ainda maior no tratamento que vai acelerar a recuperação e a reabilitação dos pacientes. O governador Wellington Dias e o superintendente Administrativo do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), Valter Oliveira, inauguraram as obras de ampliação do Centro, que conta com modernas estruturas e a primeira academia de musculação à pessoa com deficiência no Estado voltada para reabilitação desportiva.

“Aqui é uma demonstração que, somando sempre, o resultado é maior e as obras só foram viabilizadas por um bazar beneficente realizado com produtos doados pela Receita Federal para a Associação Reabilitar, que administra o Ceir. Eu sou grato às pessoas que foram ao bazar que apurou mais de R$ 1,3 milhão, onde a própria equipe do Ceir fez o projeto de aplicação. Vemos o resultado, hoje, onde quem ganha é uma parcela da população com alguma deficiência, que precisa muito de um atendimento de excelência”, assim celebrou o governador Wellington Dias, ao fazer a entrega, logo nas primeiras horas da manhã da segunda (18).

Dias estava acompanhado da deputada federal, Rejane Dias, do delegado da Receita Federal, Eudimar Ferreira, do secretário de Saúde, Florentino Neto, e demais representantes e entidades sociais.

Uma estrutura moderna foi entregue, composta por novas salas de atendimento, a exemplo dos serviços de arte e musicoterapia; instalação de elevadores de acessibilidade para os pacientes, ampliação do estacionamento para 70 carros. A academia possui 12 equipamentos de musculação totalmente adaptados, um incentivo a mais para o tratamento de pessoas com alguma deficiência. O almoxarifado foi ampliado e foi retirado de dentro do Centro para uma área externa, o que traz mais comodidade para logística de distribuição dos equipamentos.

Crédito: José Alves Filho

O superintendente Administrativo e Financeiro do Ceir, Valter Oliveira, ressalta que as novas estruturas dão aos pacientes melhores condições de atendimento. “A área anterior estava pequena e tivemos que substituir a quadra de esporte para transformá-la numa área de atendimento. São espaços mais amplos e climatizados,    onde os profissionais podem exercer melhor seu papel de reabilitar as pessoas. Esse é um ambiente mais fraternal”, afirmou.

Segundo o fisioterapeuta do Ceir, Jordano Leite, todos os aparelhos que chegaram e as novas estruturas têm o propósito de acelerar a recuperação e reabilitação dos pacientes. “Isso oportuniza uma maior capacidade de atendimento e novos procedimentos com a academia na parte de reabilitação desportiva com educador físico, além da estrutura de realidade virtual, estimulação sensorial, que permite um atendimento de mais qualidade,    colocando a ele uma gama maior de possibilidades, acelerando o processo de reabilitação integral”, disse.

Crédito: José Alves Filho

O Ceir é composto por fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos, nutricionistas, musicoterapeutas, arte terapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros e várias especialidades médicas e esportivas. 

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES