Associações denunciam que pássaros estão morrendo. Tudo porque uma empresa ser contratada para “espantar” pombos passou cola no telhado da Escola Municipal Mônica Tomaz da Silva, em Aparecida de Goiânia. Imagens mostram pássaros machucados depois de se sujarem com o produto .
Em nota, a Prefeitura de Aparecida informou que a Secretaria Municipal de Educação determinou a suspensão do serviço da empresa e pediu esclarecimentos sobre o que foi realizado até aqui. A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Zoonoses, também vai averiguar o que ocorreu.
O proprietário da empresa responsável pelo serviço, informou que o produto é um repelente para espantar pombos, que é colocado em locais específicos nas escolas. Porém alguns pássaros menores podem entrar em contato com o produto e, sim, até vir a óbito.
Proteção de animais
A advogada da Plataforma Amigo Animal e da Associação Rede de Proteção Animal, Ingrid Carvalho de Oliveira, contou que a ação e o produto fogem das normas ambientais.
"A empresa, ao invés de utilizar técnicas corretas de proteção ambiental, ela colocou cola nos cantos das paredes e dos tetos da escola", contou a advogada.
De acordo com a advogada, o fato é considerado crime de maus-tratos.
"As asas, bicos e patas de pássaros são coladas. Além de pombos, pardais e outras espécies estão sendo vítimas desse ato", ressaltou.