Três tornados atingiram municípios do Oeste de Santa Catarina, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil do estado neste sábado (8). As cidades de Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes registraram danos em casas, quedas de árvores e destelhamentos.
Inicialmente, a previsão era da passagem de um ciclone extratropical, mas as análises de radar, inspeções nos locais e fotos dos estragos confirmaram que se tratava de tornados.
De acordo com a Defesa Civil, uma frente fria associada à formação de um ciclone no oceano Atlântico Sul criou condições atmosféricas instáveis, com fortes correntes de ar que favoreceram o surgimento dos tornados.
Os fenômenos duraram pouco tempo, mas causaram grandes prejuízos. Em Dionísio Cerqueira, uma casa foi destruída, cerca de 60 residências ficaram danificadas, e houve estragos em uma escola, uma igreja e uma empresa de ônibus. O município decretou situação de emergência. Trinta pessoas ficaram desalojadas e duas ficaram feridas.
Em Xanxerê, o vento foi tão forte que um ônibus tombou. Cerca de 125 casas tiveram danos. Já em Faxinal dos Guedes, árvores foram arrancadas e telhados danificados, deixando duas pessoas desalojadas.
Além dos tornados, a região Oeste também enfrentou tempestades intensas, com rajadas de vento acima de 80 km/h, chuva de granizo e precipitação forte. Houve destelhamentos, quedas de árvores, falhas na rede elétrica e bloqueios de estradas.
No Litoral Catarinense, o volume de chuva também foi alto. Em Jacinto Machado e Tubarão, choveu 124 milímetros em apenas 12 horas, quase o total esperado para todo o mês de novembro, que varia entre 140 e 200 mm. O excesso de chuva causou alagamentos, transbordamento de rios e interdições em vias.
A Defesa Civil informou que continua auxiliando as prefeituras com o fornecimento de lonas e ajuda emergencial, além de manter o monitoramento em áreas com risco de alagamentos e deslizamentos.
Segundo o governo do estado, o sistema meteorológico que provocou os temporais já se deslocou para o oceano, e a tendência é de redução das chuvas nos próximos dias.
Tornado no Paraná
Na sexta-feira (7), um tornado de categoria 3 atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, com ventos de até 250 km/h. O fenômeno foi o mais forte já registrado no estado. O governador Ratinho Júnior (PSD) classificou o ocorrido como “uma catástrofe única na história do Paraná”, em entrevista à CNN.