SEÇÕES

Passagem de três tornados causa destruição no Oeste de Santa Catarina

Os fenômenos duraram pouco tempo, mas causaram grandes prejuízos.

Imagens dos estragos após passagem de tornado em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina | Foto: • Coordenadoria Regional da Defesa Civil/Divulgação
Siga-nos no

Três tornados atingiram municípios do Oeste de Santa Catarina, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil do estado neste sábado (8). As cidades de Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes registraram danos em casas, quedas de árvores e destelhamentos.

Inicialmente, a previsão era da passagem de um ciclone extratropical, mas as análises de radar, inspeções nos locais e fotos dos estragos confirmaram que se tratava de tornados.

De acordo com a Defesa Civil, uma frente fria associada à formação de um ciclone no oceano Atlântico Sul criou condições atmosféricas instáveis, com fortes correntes de ar que favoreceram o surgimento dos tornados.

Os fenômenos duraram pouco tempo, mas causaram grandes prejuízos. Em Dionísio Cerqueira, uma casa foi destruída, cerca de 60 residências ficaram danificadas, e houve estragos em uma escola, uma igreja e uma empresa de ônibus. O município decretou situação de emergência. Trinta pessoas ficaram desalojadas e duas ficaram feridas.

Em Xanxerê, o vento foi tão forte que um ônibus tombou. Cerca de 125 casas tiveram danos. Já em Faxinal dos Guedes, árvores foram arrancadas e telhados danificados, deixando duas pessoas desalojadas.

Além dos tornados, a região Oeste também enfrentou tempestades intensas, com rajadas de vento acima de 80 km/h, chuva de granizo e precipitação forte. Houve destelhamentos, quedas de árvores, falhas na rede elétrica e bloqueios de estradas.

No Litoral Catarinense, o volume de chuva também foi alto. Em Jacinto Machado e Tubarão, choveu 124 milímetros em apenas 12 horas, quase o total esperado para todo o mês de novembro, que varia entre 140 e 200 mm. O excesso de chuva causou alagamentos, transbordamento de rios e interdições em vias.

A Defesa Civil informou que continua auxiliando as prefeituras com o fornecimento de lonas e ajuda emergencial, além de manter o monitoramento em áreas com risco de alagamentos e deslizamentos.

Segundo o governo do estado, o sistema meteorológico que provocou os temporais já se deslocou para o oceano, e a tendência é de redução das chuvas nos próximos dias.

Tornado no Paraná

Na sexta-feira (7), um tornado de categoria 3 atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, com ventos de até 250 km/h. O fenômeno foi o mais forte já registrado no estado. O governador Ratinho Júnior (PSD) classificou o ocorrido como “uma catástrofe única na história do Paraná”, em entrevista à CNN.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também