Uma série de ações foram definidas pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) para o retorno do transporte público de Teresina, de modo que a população possa voltar a utilizar os ônibus com toda a segurança que se faz necessária, diante da pandemia do novo coronavírus.
Para utilização do transporte será obrigatório o uso de máscaras pelos passageiros e operadores. Cartazes serão fixados nos ônibus informando esta determinação. E para facilitar a circulação do ar, os veículos vão operar com as janelas abertas. A proteção dos colaboradores também é indispensável, por isso serão disponibilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de forma sistemática.
A higiene é uma das principais medidas de prevenção contra a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Por isso, a higienização na área externa e interna dos ônibus será reforçada e acontecerá todos os dias. Também haverá a sanitização dos veículos por parte da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS). Além disso, praças no centro de Teresina receberão ações pontuais para higienização das mãos e medição de temperatura dos usuários.
A conscientização e orientação dos profissionais que atuam nas empresas de transporte público também fazem parte do plano desenvolvido pelo SETUT para o retorno das atividades do setor. Dessa forma, em parceria com o SEST SENAT Teresina, está sendo oferecido gratuitamente para os trabalhadores o curso “Covid-19: proteja seus passageiros”. O treinamento tratará sobre as principais formas de prevenção e combate ao Covid-19 nas empresas e será realizado via internet, com instrutor em tempo real. A aulas acontecem nesta terça-feira (7), quarta-feira (8) e no dia 17 de julho.
E para facilitar o acesso aos coletivos pela população e evitar a circulação de dinheiro em espécie nos veículos, a venda de cartões eletrônicos acontecerá dentro dos ônibus. O Cartão Expresso será disponibilizado com um valor promocional de R$10,00, com dois créditos já inclusos.
A coordenadora executiva do SETUT, Idina Medeiros, esclarece que todas estas medidas trarão mais segurança aos usuários do transporte público de Teresina. "Diante da retomada gradual das atividades econômicas na nossa capital, elaboramos um protocolo de segurança para que todas as empresas possam cumprir e, assim, garantir a proteção de trabalhadores e usuários dentro dos coletivos", afirma.