A campomaiorense Luana Souza, que participou do Programa The Voice Kids, neste domingo, é uma das assistidas pelo projeto Lar da Juventude de Campo Maior. O projeto é apoiado pelo Ministério Público do Trabalho no Piauí, que destinou recursos para a viabilização de uma escola de música que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
Luana Souza tem 12 anos e é uma das 300 crianças assistidas pelo projeto. A Escola de Música onde ela é acompanhada funciona na antiga cadeia pública de Campo Maior e hoje revela talentos musicais para todo o Brasil. A Escola foi fundada em 2021 e, recentemente, recebeu cerca de R$ 70 mil para a aquisição de instrumentos musicais para as aulas.
O Procurador do Trabalho Heraldo Souza, responsável pelas destinações ao projeto, comenta os resultados da parceria. “É com muita alegria que a gente acompanha a proporção que o projeto tem alcançado. A Luana é uma das crianças assistidas e representou muito bem o Piauí em rede nacional. Ficamos felizes em ver que a iniciativa que ajudamos tem dado resultados expressivos para a vida dessas crianças e jovens. Continuaremos na torcida para que ela seja uma das finalistas e possa ter sua vida transformada por meio da música”, comentou.
Segundo o fundador do projeto, Gean Medeiros, o apoio do MPT ao Lar da Juventude, fez com que o projeto duplicasse o número de vagas oferecidas. “A ajuda do MPT foi fundamental para chegarmos até aqui, pois com o apoio do MPT ampliamos o projeto. Quando o MPT chegou, tínhamos apenas 150 crianças e jovens sendo acompanhado, hoje temos mais de 300, todos da rede pública de ensino, e da periferia da cidade. É nesse contexto de ampliação do projeto, com a ajuda do MPT e outras parcerias, é que conseguimos atingir o maior número de crianças, dentre elas a nossa Luana”, disse.
Ainda, de acordo com ele, os instrumentos adquiridos após a destinação do MPT estão sendo utilizados na fundação da 1ª Orquestra Sinfônica de Campo Maior. “Esse será um grande passo para a cultura regional do território dos carnaubais. É um grande impacto na formação erudita de jovens e crianças. Agradeço a todo MPT, na pessoa do Dr. Heraldo, que sempre acreditou em nosso projeto”, reforçou.
(Com informações do MPT)