O papa Francisco e o Conselho de Cardeais do Vaticano aprovaram nesta segunda-feira (1º) a canonização do primeiro santo influencer da igreja católica: o beato Carlo Acutis, que morreu de leucemia aos 15 anos em 2006, em Monza (na Itália).
Nascido de pais italianos em Londres, na Inglaterra, em 1991, o beato Carlo era um webdesigner da geração Y, os nascidos entre 1981 e 1996 conhecidos como millennials. Apesar da aprovação, Acutis deve ser proclamado santo apenas no ano que vem, durante o Jubileu da Esperança da igreja católica, que ocorre a cada 25 anos.
CONHECIDO POR SUA DEVOÇÃO
Carlo Acutis era conhecido por sua devoção aos milagres Eucarísticos e aparições Marianas, os quais catalogou em um website que ele mesmo desenhou. Sua habilidade em divulgar os ensinamentos da igreja na internet o levou a ser chamado de "influenciador de Deus" e "padroeiro da internet".
MILAGRE REALIZADO NO BRASIL
Ele foi beatificado em 2020, após o Vaticano reconhecer um milagre realizado por ele no Brasil: um menino com um pâncreas malformado que foi curado após a criança ter contato com uma camiseta de Acutis.
O segundo milagre que levou à canonização do influenciador foi a recuperação de uma estudante universitária da Costa Rica, que sofreu um grave traumatismo craniano após cair de bicicleta em Florença. Depois que os médicos disseram que ela corria risco de morrer, a mãe orou pela intercessão de Acutis no santuário da Renúncia, em Assis. Dias depois, a hemorragia cerebral desapareceu e a estudante se recuperou.
CANONIZAÇÃO
Após aprovação da canonização, o Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista (SP), a 238 km de São Paulo, recebe nesta terça uma relíquia de primeiro grau do beato (fios de cabelo), segundo a emissora Canção Nova.
A relíquia ficará exposta para a veneração dos fiéis durante a missa das 12h, presidida pelo padre Francisco Fábio da Costa Vieira, diretor espiritual do movimento DCA (Devotos de Carlo Acutis) no Brasil.
(Com informações da FolhaPress)