O brasileiro Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, foi anunciado pelo papa Francisco como novo cardeal da Igreja Católica neste domingo. Dom Orani Tempesta está na lista de 19 cardeais de 12 países anunciados pelo pontífice argentino durante a cerimônia do Angelus, realizada tradicionalmente aos domingos na Praça de São Pedro, no Vaticano. Essa é a primeira vez que o Papa anunciou nomes para o Colégio Cardinalício desde que assumiu o cargo, em março de 2013.
Dom Orani João Tempesta, 63 anos, tomou posse como arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro em 19 de abril de 2009. Ele receberá o título de cardeal em 22 de fevereiro, quando o Papa vai reunir em consistório os cardeais do mundo inteiro - incluindo os 19 novos escolhidos. O brasileiro foi anfitrião do papa Francisco durante a visita oficial ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude.
O arcebispo nasceu em São José do Rio Pardo (SP) em 23 de junho de 1950. Fez a profissão perpétua como membro da Ordem dos Cistercienses aos 18 anos e foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1974. O padre paulista foi nomeado bispo de São José do Rio Preto em 1997, e se tornou arcebispo de Belém do Pará em 8 de dezembro de 2004.
O Colégio Cardinalício, conhecido como o "clube mais seleto do mundo", é composto por 207 cardeais procedentes de 66 países, 51 dos quais têm cardeais eleitores. Desses 207 cardeais, 117 têm menos de 80 anos - e, assim, podem participar de Conclaves para escolher um novo Papa - e o restante passa dessa idade.