Muitas vezes, um acidente no trânsito não teve como motivo a invasão de algum animal na pista, o estado de uma rodovia e nem falhas mecânicas no veículo. Ou seja, na maior parte das ocorrências, o que acarreta os acidentes são as ações irregulares dos condutores de veículos, como ultrapassagens, não parar no sinal vermelho, bebidas alcoólicas ao volante e demais desrespeitos às regras de trânsito. Parte daí a necessidade do cumprimento das indicações cabíveis para a paz no trânsito.
Diante disso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), juntamente com a coordenação da Gerência de Educação no Trânsito, vem realizando palestras educativas. O projeto Stransformado chega agora nas empresas, órgãos públicos, associações de moradores, igrejas, escolas e demais entidades com ações que podem salvar vidas.
As palestras são desenvolvidas com o uso de material educativo, como cartazes, vídeos e panfletos, com a finalidade de informar sobre condutas corretas no trânsito, prevenção de acidentes e sobre a legislação. É também objetivo do projeto que os participantes sejam multiplicadores das informações em diversos ambientes.
Na manhã da sexta-feira, 12, foi a vez de uma empresa distribuidora de fios e cabos de aço receber ensinamentos para os funcionários sobre os acidentes no trânsito e os cuidados que devem ser tomados.
“Infelizmente, o índice de acidentes continua alto e temos que fazer o possível para que a gente não vire estatística. Nas palestras abordamos regras de circulação, como, por exemplo, velocidade compatível com a visão e não utilizar o celular. A nossa temática é sobre preservar vidas e também a saúde, caso a pessoa fique debilitada”, diz Francisco Sidney, agente de trânsito da Gerência de Educação de Trânsito da Strans.
Lucas Lopes trabalha no setor de logística de uma empresa que recebeu a palestra e conta que a ação tem sido importante para que ele resgate o que já havia aprendido, mas tinha esquecido. “As lições têm sido boas na questão de renovar a nossa experiência no trânsito, a nossa atenção, aqueles pontos que a gente esqueceu, pois eu tenho carteira de habilitação, mas tem coisas que estou relembrando com a palestra. Isso é fundamental porque não é só um bem para a empresa, como um bem para a sociedade como um todo”, conta.
Para solicitar o projeto, o interessado pode manter contato pelo fone 3122-7635 e a solicitação deve ser por ofício para essa gerência que funciona na sede da Strans, Rua Pedro Freitas, 1252, bairro Vermelha, zona Sul de Teresina.