Palestra “Relatos de mãe” aborda os direitos da inclusão de autistas

O encontro, com entrada gratuita para mães, pais de autistas e público com interesse na temática, será realizado no dia 9 e outubro, às 10h, no Auditório da Cesvale, no Riveside Shopping, em Teresina.

Palestra "Relatos de mãe" aborda os direitos das inclusão de autistas | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Transtorno do Espectro Autista atinge milhares de crianças e jovens no mundo todo. A jornalista Astrid Lages, promove a palestra "Relatos de Mãe - conhecendo os direitos da inclusão de autistas", com especialistas da área jurídica. O encontro, com entrada gratuita para mães, pais de autistas e público com interesse na temática, será realizado no dia 9 e outubro, às 10h, no Auditório da Cesvale, no Riveside Shopping, em Teresina.

Astrid Lages é idealizadora do Movimento Autismo Legal THE. A profissional é mãe de dois garotos autistas, um de 13 e outro de 7 anos e também membro convidada da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/PI. No evento, ela explanará suas experiências e buscas por conhecimento sobre o autismo. 

Jornalista Astrid Lages é idealizadora do Movimento Autismo Legal THE.

"Durante minha vida me deparei com a falta de direitos dos meus filhos serem utilizados, sobretudo na escola, e isso levou a situações muito constragedoras. Vou contar minha história, com vídeos e relatos do meu filho", comenta.

Segundo ela, o acompanhamento de autistas, buscará o desenvolvimento da autonomia do indivíduo afetado, visando a uma melhor qualidade de vida. Lages aponta que é importante que pais saibam dos direitos garantidos por lei sobre sobre assuntos do universo do autismo.

"Eu procuro orientar as mães individualmente mesmo, mas percebo muito que, ou as mães não querem por terem medo, ou ela desconhecem esse direito. É um direito previsto na Lei nº 12.764 que inclui o autismo entre outras leis, só que as pessoas não cumprem e temos que ir atrás. Com o desconhecimento, o preconceito aumenta, a falta de inclusão causa sofrimento às famílias", complementa.

Na ocasião estarão presentes a defensora pública, Dra. Patrícia Ferreira Monte e o Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dr. Fernando Melo Ferro Filho.

O evento segue todos os cuidados de protocolos sanitários da pandemia de Covid-19, tem inscrições gratuitas e podem ser feias aqui . A capacidade de lotação do espaço é para até 100 pessoas. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES