O ensino à distância tem ajudado instituições na retomada das atividades que foram interrompidas pela pandemia do novo coronavírus. Com as aulas presenciais paralisadas e eventos cancelados, o Palácio da Música de Teresina criou um canal no YouTube direcionado aos alunos matriculados nos cursos de violão, sanfona e guitarra.
Mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FMC), a casa de artistas da música integrou a tecnologia para capacitar os discentes no início do mês de maio.
Adnayane Marins, diretora do Palácio da Música, conta que desde o início da pandemia os profissionais se mostraram atentos às melhores alternativas para dar prosseguimento aos métodos de aulas online.
"Depois das reuniões e adaptações de metodologias, nós conseguimos atingir esse objetivo de ministrar aulas online. Elas acontecem no YouTube, onde os professores gravam as aulas e as avaliações acontecem a partir do momento em que o aluno envia um vídeo tocando ou alguma outra atividade", explica.
Além disso, o ensino ainda se estende às demais plataformas de mídias sociais. Após os vídeos, os professores reforçam o feedback dos alunos nos grupos do aplicativo Whatsapp.
Com a interação, tanto discentes como professores recebem dicas, dúvidas e sugestões. O canal é fechado para os alunos, já que as atividades são direcionadas para os níveis das turmas que necessitam de um profissional capacitado para acompanhar a evolução e realizar as devidas correções.