Em meio ainda a uma situação de atenção com relação ao coronavírus, o Brasil se encontra diante de um outro desafio, que é a dengue. Por todo o país são inúmeros os casos da doença.
O número de casos prováveis de dengue quase dobrou desde o começo do ano. Isso comparado ao mesmo período de 2021. As informações são do boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.
Aumento significativo
Consta quase 400 mil casos prováveis de dengue registrados, o que representa um aumento de 95% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, são 184 casos para cada 100 mil habitantes neste ano.
Segundo declaração da segunda vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Rosylane Rocha, dada a Agência Brasil, dois fatores podem explicar esse aumento considerável. Dois fatores influenciam, o primeiro o fato da dengue ser uma doença sazonal, que tem maior incidência nos períodos de chuva e calor.
Focos do mosquito
E o fato de muitas regiões acabaram tendo chuvas acima do esperado. Isso acaba favorecendo o acúmulo de água. E sabe-se o quanto isso é ideal para o surgimento de focos do mosquito transmissor.
O boletim do Ministério da Saúde aponta confirmação de morte de 112 pessoas, das 280 que desenvolveram agravamento da dengue no país.Os estados de São Paulo, Goiás, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais tem grande quantidade de casos.
Sejus no combate à dengue
No Piauí, a Secretaria da Justiça do Estado, firma parceria com a Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), para disponibilizar mão de obra dos internos do sistema prisional para trabalhos feitos pela secretaria municipal no combate à dengue na capital.
Os internos do sistema prisional irão ajudar no trabalho de limpeza de vias e logradouros municipais com o intuito de eliminar focos do mosquito da dengue.