Falta pouco para as aulas começarem e os pais não podem esquecer os cuidados que devem ter na hora de contratar um transporte escolar. O primeiro deles é verificar se ele está regular.
Para garantir a segurança dessas crianças, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) está realizando a vistoria e renovação das permissões para os veículos que fazem transporte escolar em Teresina.
O diretor de Transportes da Strans, Ricardo Freitas, afirma que os pais precisam ficar atentos a alguns detalhes para evitar a contratação de transporte irregular.
Hoje, são 20 vans cadastradas junto à Strans e somente elas podem fazer esse transporte na capital. ?Para saber se a van é cadastrada e está regular, os pais podem pedir o alvará, que permite que eles realizem esse tipo de serviço e ainda observar o adesivo no carro, que eles recebem depois de serem vistoriados?, alertou.
Muitos itens são observados durante essa vistoria, como tacógrafo, sinalização indicativa de que o veículo é escolar, cinto de segurança, balaustre para que as crianças possam segurar, dentre vários outros.
Todos estes são itens previsto no Código de Transito Brasileiro e são imprescindíveis para manter a segurança das crianças nesses veículos. ?Se a van está irregular, é porque provavelmente está faltando um desses itens e essa falta acarreta perigo, por isso os pais precisam ficar atentos?, disse.
A vistoria é realizada todos os anos nos meses de janeiro e julho para verificar as condições dos veículos e garantir segurança para pessoas que fazem uso desse tipo de serviço.
Para evitar problema com o retorno ao período letivo, a Strans solicita que os proprietários dos veículos que prestam esse serviço na capital, procurem o Strans antes do final do mês de janeiro. O prazo final da vistoria é o dia 31 deste mês.
?Gostaríamos que as pessoas comparecessem o mais rápido possível à Strans a fim de agilizar a vistoria para evitar problemas de última hora?, alerta Ricardo afirmando ainda que somente poderão prestar o serviço as pessoas que renovarem a permissão e realizarem a vistoria dos seus veículos.
O alvará conseguido junto à Strans tem validade de apenas um ano, por isso a necessidade de os proprietários de vans irem novamente ao local.