Pai de bebê agradece coração doado de filho de goleiro do Cruzeiro

'Sou muito grato', diz pai

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pai do bebê de 11 meses que recebeu um transplante de coração no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP) disse em entrevista, nesta terça-feira (20), que o filho não precisou esperar muito tempo na fila porque o estado de saúde era considerado grave.

A criança recebeu o órgão do filho do goleiro Elisson, ex-jogador do Cruzeiro, de Minas Gerais. Lucca Guilherme, de seis anos, morreu com quadro de traumatismo craniano grave após um acidente doméstico. A criança estava internada em Betim (MG).

"Foi tudo muito rápido, esperamos um mês. Quando recebi a notícia, levei um susto, porque ainda tinha esperança de que o coração dele voltasse a funcionar igual antes", diz o pai, que preferiu ter a identidade preservada.

Ainda de acordo com o pai, as notícias sobre a doação dos órgãos de Lucca ajudaram a família a saber de quem era o coração que salvou a vida do filho dele.

“Nós soubemos quem era o doador porque saiu na mídia e todos estavam comentando. Sou muito grato, mas não tive nenhum contato com a família”, disse o pai do bebê.

Segundo o homem, o coração do filho já estava bem fraco devido à miocardiopatia dilatada, doença que ele adquiriu aos sete meses e que aumenta o tamanho do órgão, dificultando a chegada do sangue para o restante do corpo.

A criança de 8,9 quilos ficou internada durante 50 dias no HCM antes do transplante e ainda permanece na UTI cardiopetiátrica para se recuperar. Segundo o hospital, esse foi o transplante de coração em paciente com a menor idade na história da instituição.

Logística cirúrgica

Para garantir que o coração chegasse a tempo até o receptor foi necessário um plano de logística com uso de avião e helicóptero.

De acordo com o hospital, o cirurgião cardíaco pediátrico Ulisses Croti, responsável pelo procedimento, que estava em Londrina (PR) precisou pegar um jato até Belo Horizonte e depois um helicóptero até Betim para retirar o coração.

Na sequência, o especialista voltou a BH de helicóptero seguindo para Rio Preto de avião. O coração foi transplantado em pouco mais de três horas depois de ter sido retirado do peito do doador.

Mensagem de agradecimento

O goleiro Elisson publicou uma mensagem nas redes sociais sobre a situação enfrentada nos últimos dias, desde a internação do filho.

"Eu e minha esposa Gisele agradecemos a todos os familiares e amigos pelo apoio. Sem vocês não teríamos conseguido passar por tudo!"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES