Cinco pacientes psiquiátricos escaparam do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), no Distrito Federal, na tarde de quinta-feira (24). A situação foi agravada pela greve dos vigilantes do hospital, que está em andamento desde o início da semana. A ausência desses profissionais teria contribuído para a fuga dos pacientes.
Conforme informações da Secretaria de Saúde, dois dos pacientes que haviam fugido do Hospital São Vicente de Paulo já retornaram à instituição. Quanto aos outros três, um foi para casa, um está vivendo em situação de rua, e não há informações disponíveis sobre o paradeiro do último.
A Secretaria de Saúde também comunicou que notificou os familiares dos pacientes e registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil imediatamente após a fuga.
Segundo o Sindicato dos Vigilantes do DF (Sindesv-DF), alguns funcionários da empresa de segurança Visan, que presta serviço para a SES-DF, não receberam seus salários do último mês e nenhum recebeu o tíquete refeição. Por isso, parte da categoria está paralisada desde segunda-feira (20).
Procurada pela reportagem, a secretaria informou que "encontram-se em dia todos os pagamentos às empresas de vigilância" e que a pasta já realizou notificação à empresa de segurança quanto à obrigação de regularizar os compromissos com seus funcionários.