O fígado e as córneas de Ruan Pedreira, 21, universitário que faleceu na tarde desta terça-feira, 1, depois de três dias internado e em coma induzido, serão doados. A informação foi repassada pela Central de Transplantes do Piauí na tarde desta quarta-feira, 2.
O fígado será enviado para o estado de Pernambuco, enquanto as córneas e os rins vão para pacientes que estão na lista de espera no Piauí.
Ruan foi vítima de uma bala perdida durante a comemoração da vitória da seleção brasileira na Avenida Maranhão, no último sábado, 28.
Os familiares tomaram a decisão ao serem informados da morte do jovem estudante. O corpo de Ruan foi mantido por algumas horas em um hospital particular para avaliação de quais órgãos poderiam ser doados.
A retirada dos órgãos estava marcada para o meio dia desta quarta-feira, 2. Outros procedimentos foram feitos para constatação das condições dos órgãos.
Segundo a Central de Transplantes do Piauí, a fila de espera por transplantes no estado é de pelo menos 350 pessoas aguardando por córneas. O número de necessitados de transplantes de rins gira em torno de 200 pessoas.
Em razão do tamanho da fila, a Central considerar os casos de maior urgência e a compatibilidade dos possíveis receptores dos órgãos do estudante.
A mãe de Ruan, Francielia Pedreira, pede que ao reitor da UFPI, Arimatéia Lopes, que faça a colocação do anel no dedo do filho para que ele leve essa formatura de forma simbólica, já que o seu sonho era ser engenheiro mecânica e era um aluno.
O seu desejo era tão intenso que ele se antecipou na compra do anel, sonhando com sua formatura.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Familia pede que não criem boatos sobre universitário baleado