Uma orangotango fêmea, de 30 anos de idade, foi encontrada gravemente ferida há uma semana, na província de Aceh, e levada para um centro de recuperação, onde os veterinários encontraram 74 balas de chumbinho em seu corpo.
A primata, que ganhou o nome de Hope (esperança, em inglês), estava acompanhada de um filhote de um mês, que acabou morrendo de desnutrição. Eles foram encontrados por habitantes de um vilerajo embaixo de uma jaqueira.
"Os orangotangos entraram na plantação e o dono dela os considerou uma ameaça, tentou espantá-los usando a arma", afirmou o chefe da Agência de Preservação de Aceh, Sapto Aji Prabowo, em entrevista à AFP.
A orangotango Hope, encontrada em uma plantação num vilarejo da Indonésia com 74 tiros de chumbinho em seu corpo Foto: AFP/BKSDA
Uma semana após ter sido resgatada, Hope continua se recuperando lentamente. Os orangotangos são uma espécie ameaçada de extinção — existem apenas 100 mil deles no mundo, segundo a União para a Preservação da Natureza.
Fazendeiros costumam atacar os primatas, que consideram uma praga para suas plantações. Eles também são alvos de caçadores, que os capturam para vendê-los como animais de estimação.
No ano passado, quatro indonésios foram presos por envolvimento na morte de um orangotango que recebeu 130 tiros de um rifle de ar.