As operações policiais em Timon terão, a partir de agora, cães farejadores para um policiamento mais dinâmico e efetivo. Inicialmente, três cães da raça cocker spaniel integram o Núcleo de Operações com Cães (NOC), que vai funcionar na sede da 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Timon e será administrado por policiais com treinamento específico, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.
A solenidade de instalação do centro especializado aconteceu nesta quinta-feira (4), com a presença de diversas autoridades políticas, militares e representantes da iniciativa privada dos estados do Piauí e Maranhão.
“É a incorporação de mais uma alternativa de segurança pública. Fico feliz de ver todas as forças de segurança articuladas e integradas para melhorar a nossa segurança, por isso buscamos sempre as parcerias que são importantes nesse processo”, comentou a prefeita Dinair Veloso.
O município de Timon é a primeira cidade do interior do Maranhão a contar com esse núcleo. Incluir cães nas estratégias de segurança pública garante um policiamento mais dinâmico e efetivo, graças à capacidade olfativa, agilidade e disposição dos animais.
“Esses animais têm uma formação para localizar objetos de crime, como drogas, armas, pessoas sequestradas ou desaparecidas. Os criminosos sabem que vão perder em ações com a presença desses cães que potencializam o sucesso da polícia. Nós vamos continuar expandindo esses núcleos pelo Maranhão”, garantiu o Secretário de Segurança do Maranhão, Jefferson Portela.
Os benefícios não ficam de forma isolada em Timon, mas abrangem outras cidades como Teresina.
A Polícia Federal ressalta a ação diferenciada dos cães em apreensões de entorpecentes. “É muito importante que haja essa integração entre as forças policiais, os cães prestam um apoio essencial no combate ao tráfico de drogas, que é um trabalho permanente”, disse o delegado de Polícia Federal, Marcelo Dória, que também esteve presente na solenidade.