O Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA), em conjunto com o Grupo de Combate a Corrupção e também da Secretária de Segurança Pública através da Superintendência de Combate a Corrupção iniciaram nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (19), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão e prisão nos municípios de São Luiz e Santa Quitéria.
Segundo as investigações, um esquema foi montado na Prefeitura de Santa Quitéria durante a gestão do ex-prefeito Sebastião Moreira, para beneficiar uma empresa. De acordo com o Ministério Público a empresa foi contratada para oferecer serviços de locação de veículos, porém segundo as investigações essa empresa não tinha sede, funcionários registrados, e não tinha os veículos adequados e previstos no edital para oferecer os serviços. Mesmo assim essa empresa teria recebido R$ 3,2 milhões em pagamentos realizados pela Prefeitura de Santa Quitéria.
Foram cumpridos os mandados em São Luiz, região metropolitana e também no município de Santa Quitéria em várias residências. Foram apreendidos documentos, computadores. Quatro pessoas ligadas a Prefeitura do Município foram presas e um ex-vereador e contador acabaram sendo presos após serem encontrados armados e com documentos que não os pertencia.
O Ministério Público deve se pronunciar ainda hoje, pois a operação ainda segue em andamento e os presos estão sendo encaminhados para Superintendência de combate a corrupção em São Luiz.