No fim da manhã desta quinta-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou informações sobre Operação Sustentare, com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recurso Hídricos do Piauí (SEMAR) e da Polícia Civil.
O objetivo da ação conjunta é a intensificação ao combate dos crimes ambientais nos Municípios de Avelino Lopes, Júlio Borges, Curimatá, Morro Cabeça no Tempo, Gilbués e Floriano. A operação se deu no período de 14 a 20 de novembro no Sul do Estado.
Na região, há indícios de diversas ocorrências de crimes ambientais, havendo necessidade da presença dos órgãos públicos, desencadeando ações para levar segurança, cidadania e proteção ao meio ambiente no lugar. De acordo com a PRF, a operação teve os seguintes resultados:
- Apreensão de animais silvestres abatidos, prontos para consumo;
- Resgate de 09 cotias e 25 pássaros a ser reinseridos na natureza;
- Apreensão de 9 m³ (12 toneladas) de madeira do tipo Aroeira extraído sem autorização;
- Demolição de duas carvoarias clandestinas que estavam utilizando ipê, madeira nobre, para a fabricação de carvão;
- Apreensão de 2 motosserras;
- Apreensão de 81 m³ (85 toneladas) de madeira cerrada sendo transportada de forma ilegal, identificada através de analise macroscópica pelos agentes SEMAR;
- Multas no total de R$ 57.300,00 a ser recolhido em favor do fundo estadual do meio ambiente, além de várias multas por infração ao CTB;
- 05 Pessoas encaminhadas para a Polícia Civil;
- 02 Motocicletas apreendidas com suspeitas de inaltencidade de seus elementos identificadores.
Fotos: