A Secretaria Meio Ambiente Piauí (SEMAR) informou neste sábado (04), que diante das notícias falsas que circulam em torno da onça-parda que fugiu de seu recinto do Zoobotânico de Teresina, que o animal encontra-se atualmente dentro do Bioparque, nas proximidades da sua jaula. Um vídeo que mostra o felino nas proximidades do local onde ficava foi divulgado nas redes sociais.
A onça suçuarana fugiu de quinta para sexta (03), após uma árvore de grande porte cair sobre seu recinto devido a forte chuva com ventos que foi registrada. As forças de segurança ambiental seguem agindo dentro dos padrões, para que nenhum sofrimento seja infligido ao animal quando da sua recaptura. A visitação e atividades do parque permanecem suspensas.
“Diante de algumas notícias falsas sobre a onça que fugiu do seu recinto no Zoobotânico, na Zona Leste de Teresina, informamos que o animal encontra-se atualmente no Bioparque, nas proximidades da sua jaula. As forças de segurança ambiental estão agindo dentro dos padrões, para que nenhum sofrimento seja infligido ao animal quando da sua recaptura. A visitação e atividades do parque permanecem suspensas. Reafirmamos a importância do combate à propagação de fake news”, informou a Semar, em nota de esclarecimento divulgada.
Houve relatos que ela teria sido vista nas imediações do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPI, na Praça do Mocambinho e até na Santa Maria da Codipi, o que não procede. O fato é que o animal em nenhum momento saiu do perímetro do zoobotânico. Uma última informação falsa que circulou foi acerca de um vídeo de que ela teria sido vista transitando durante a madrugada em um condomínio da zona Leste de Teresina.
As imagens registradas por uma câmera de segurança se tratam de uma onça-parda avistada em abril de 2022, no portal de Guararema em São Paulo.