A 2ª edição da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa- Tecendo saberes do nosso povo, foi lançado nesta segunda-feira, dia 12 de junho, às 11h, na reitoria da Universidade Estadual do Piauí. A Olimpíada é uma iniciativa da Uespi, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec).
Iniciados em 2016, o projeto surgiu da necessidade de promover a reflexão sobre a produção textual aproximando-a da pluralidade dos saberes, ajustando o conhecimento do aluno com a relação pessoal e de inserção social para agir no exercício da cidadania, buscando promover também a literatura do nosso Estado.
De acordo com Vilma Lages, coordenadora estadual da olimpíada, a novidade desta segunda edição é a inserção do gênero textual poema e a ampliação da competição para todo o Estado, haja vista que em 2016 apenas os alunos de Teresina participaram da competição.
Podem participar da competição alunos que estejam matriculados em instituições de ensino da rede pública estadual, municipal e federal, cursando do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas modalidades regular, profissionalizante e EJA.
O estudante deverá produzir um texto com o tema: "Retratos do nosso povo", atendendo aos gêneros textuais: poema, crônica ou artigo de opinião. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela página da olimpíada na internet, no endereço olimpiadapiauiense.wordpress.com.