Com um ano e dois meses de ocupação cultural, o coletivo da Estação das Flores e Artes realiza nesta terça-feira (20), a partir das 15h30, atividades culturais com crianças, adolescentes e pais que participam do projeto.
Na festa de fim de ano, integrantes do Circo Zoin farão apresentações para a garotada. Terá também espetáculo de teatro de bonecos com Afonso Miguel, distribuição de brinquedos e as crianças irão recitar poesias, além de brincadeiras, pinturas de rosto e exibições de filmes através do projeto “Vê cinema e reparar o mundo”.
Segundo a coordenadora da ocupação, Carla Senna, a grande dificuldade do projeto é encontrar parcerias e apoio financeiros para manter a ocupação.
“Desde que iniciamos o projeto, vem crescendo o número de crianças participando das atividades e as nossas necessidades aumentam. Precisamos de ajuda financeira para comprar material e peças como cadeira, armários, mesas para melhorar a estrutura de trabalho”, ressaltou Carla Senna.
Jairo Araújo, que também coordena o projeto, afirmou que buscam desenvolver um trabalho a partir dos conceitos de território afetivo, território de identidade e economia criativa.
“Queremos criar um elo entre passado e presente, tradições e contemporaneidade, revelando histórias e trocas simbólicas que fortaleçam significações afetivas estabelecidas pelas comunidades locais”, disse.
“O foco central é de valorização e salvaguarda do patrimônio cultural (material e imaterial), a cultura popular, junto a atividades de livro e leitura, teatro, música e audiovisual. Queremos transformar o espaço numa referência para a arte e cultura em Timon”, ressaltou Jairo Araújo.
O que é o projeto
Estação das Flores e Artes é um projeto realizado na estação ferroviária de Timon-MA, com crianças em situação de risco. São atendidas 30 crianças e adolescentes sem nenhum recurso público. A ocupação fica no bairro Parque Piauí.
O prédio da estação ferroviária estava abandonado e foi ocupado por um coletivo de artistas e produtores culturais de Teresina e Timon. A Ocupação realiza oficinas e atividades de incentivo á leitura como: contação de história, ciranda da leitura, sacola de leitura, leitura coletiva, bibliotecas livre, saraus, teatro de bonecos com Afonso Aguiar, capoeira com Kelly Espoleta, cine clube e artesanato criativo para crianças.