Óculos inteligentes que dará visão aos cegos estará disponível para vendas em 2016

Um par de óculos inteligentes que poderiam transformar a vida das pessoas cegas e amblíopes poderá ser encontrado para vendas em 2016.

Iain Cairns experimentou os óculos inteligentes no Mercado Coberto de Oxford. | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um par de óculos inteligentes que poderiam transformar a vida das pessoas cegas e amblíopes poderá ser encontrado para vendas em 2016. A tecnologia revolucionária permite que aqueles que sofrem de perda de visão para ver os obstáculos e rostos, poderá ver semelhante ao visor de alta tecnologia fictício usado por Geordi La Forge na TV Star Trek.

Os vidros inteligentes consistem de uma câmara de vídeo montada na armação dos óculos; uma unidade de processamento de computador que é pequeno o suficiente para caber em um bolso e software que fornece imagens de objetos próximo ao local para os displays ver através das oculares dos óculos. O projeto conjunto entre a Universidade de Oxford e do Instituto Nacional Real de Cegos (RNIB) ganhou uma bolsa de R $ 500.000 em uma competição de caridade Google.

O dinheiro permitirá que RNIB e Universidade de Oxford criem 100 pares de óculos inteligentes e possam testá-los com 1.000 pessoas. Este será o primeiro teste em grande escala de óculos inteligentes e realidade aumentada para o realce de vista em qualquer lugar do mundo e é o primeiro passo no sentido de obter os óculos disponibilizados para todos que precisam deles - por apenas £ 300.

Há 300 mil pessoas registradas como cegos no Reino Unido que ainda têm alguma visão restante e estima-se que os óculos poderiam ajudar a metade deles. Os óculos inteligentes permitem aqueles com visão muito limitada para fazer uso do que visão permanece, aumentando a sua confiança e ajudá-los a navegar e se comunicar com as pessoas. O protótipo já permitiu aos usuários identificar rostos e obstáculos de forma mais clara do que temos visto há anos.

Dentro de 18 meses, RNIB espera ser capaz de revolucionar a vida de 1.000 pessoas que vivem com a perda de visão, fornecendo as bases para criar uma versão de baixo custo com funcionalidades adicionais para as pessoas com perda de visão em todo o mundo. "A ideia dos óculos inteligentes é dar às pessoas com baixa visão um auxílio que aumenta a sua consciência do que está ao seu redor - o que permite uma maior liberdade, independência e confiança para receber cerca de, e uma muito melhor qualidade de vida," diz o Dr. Stephen Hicks de Departamento Nuffield de Neurociências Clínicas da Universidade de Oxford, que está liderando o desenvolvimento dos óculos.

'O grupo foi premiado com mais fundos da Royal Society de olhar para a introdução de mais recursos para os óculos, como rosto, objeto ou reconhecimento de texto. Um prompt de áudio através de um fone de ouvido daria às pessoas mais informações sobre quem ou o que eles estão vendo. "Nós finalmente querem ter um produto que vai olhar como um par regular de óculos e não custam mais do que algumas centenas de libras - aproximadamente o mesmo que um telefone inteligente," diz o Dr. Hicks.


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES