A construção do Rodoanel em Teresina será um importante reforço para desafogar o tráfego de veículos de grande porte na capital, sobretudo de veículos de carga que têm trânsito constante pela cidade. A expectativa é que haja uma redução de pelo menos 5 mil veículos de grande porte que transitam pela zona urbana da capital.
Orçada em R$ 80 milhões, o projeto contempla uma série de medidas que vão atingir sobretudo a zona Leste e Sul de Teresina, nos entroncamentos das BRs 316 e 343. A obra consiste na construção de três viadutos, uma ponte sobre o rio Poti e 28 km de estrada. Oito quilômetros serão de pista dupla simples, com largura de 13,20 metros e haverá ainda uma terceira faixa em curvas e rampas.
De acordo com o engenheiro Norbelino Lira, responsável direto pela construção, o projeto está seguindo todos os prazos e trará um grande benefício a toda a população. ?Vai gerar uma economia porque você diminui 14 km a distância de um lado a outro. Só isso dá uma economia de combustivel de mais de R$ 5 milhões por mês, se contarmos a quantidade de veículos que deixarão de passar por lá. Para a macroeconomia o valor é inestimável.
Esse é o grande objetivo da obra. Acontece que a gente nunca olha para a macroeconomia, a quantidade de pessoas que serão beneficiadas. Provavelmente diminua a quantidade de acidentes, ou seja, a obra traz uma série de vantagens. E a nossa meta foi exatamente essa, colocando uma via paralela, uma alternativa de tráfego, para que as carretas não precisem passar por Teresina?, explica.
O projeto, que já foi autorizado no mês passado pelo governo do Estado, já está em andamento e tem o prazo de 360 dias para ser concluído a partir do início das obras. Segundo Norbelino Lira, a obra está seguindo o processo normal de construção e até o mês que vem já devem ser iniciadas.
?Já foi feita a topografia para o projeto básico, desapropriação das áreas. Já foi dada a ordem de serviço, assinado o contrato, agora a empresa já está instalando canteiros e daqui a um mês está começando as obras?, confirma Norbelino Lira.
A zona Sul também será bastante beneficiada em relação ao transporte público. Segundo o governo do Estado, a região contará com a ampliação da linha de metrô, que irá passar por bairros da zona Sul, interligando com o centro.