A Câmara dos Vereadores de Teresina já autorizou o empréstimo de 73 milhões de reais junto ao Programa de Aceleração do Desenvolvimento ? PAC. Somados esses valores aos recursos oriundos do Governo Federal, e a Prefeitura de Teresina terá 104 milhões de reais para investir na estrutura da capital. O planejamento já foi feito e o trânsito será um dos principais favorecidos com esses recursos.
Primeiro oito terminais de integração serão construídos em bairros, assim como serão levantadas três estações de transbordo de passageiros no Centro. É mais uma etapa do sistema de integração e isso pretende fazer com que os ônibus que saem dos bairros circulem até terminais perto, mas não dentro do centro de Teresina.
?Então muda completamente o desenho do transporte público urbano da cidade favorecendo a diminuição do percurso e a agilidade. Porque do Terminal de Transporte no bairro para as estações de transbordo no Centro da cidade - e serão três estações de transbordo ? o projeto prevê que você tenha linhas exclusivas de ônibus. Aumenta a agilidade do serviço e facilita em termos de conforto e de custos para o cidadão?, conforme pontua o Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim.
Consta ainda no Projeto a construção de uma ponte que vai passar no final da Avenida Gil Martins e ligará as Zonas Sul e Sudeste de Teresina. A obra está orçada em cerca de 45 milhões de reais.
?Isso faz com que a população da região sudeste tenha mais uma alternativa de tráfego para chegar ao centro da cidade?, pontua Washington Bonfim. Outras obras previstas para o final do ano são a criação de mais faixas exclusivas para ônibus e o prolongamento de várias avenidas da capital.