Números alarmantes de incidentes aéreos em 2024 despertam preocupação; 700 em 3 meses

Recorde de fatalidades e aumento de incidentes aéreos refletem situação preocupante em 2024.

Queda de aeronave em Ilha Bela deixou quatro pessoas mortas | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nos primeiros meses de 2024, já foram registrados 700 incidentes aéreos e 42 acidentes, marcando um recorde de índice de fatalidade desde 2016. Este ano, o índice de fatalidade atingiu 52,4, o maior desde 2016, quando foi de 63,4. Esses dados, obtidos através da relação entre o total de fatalidades e o total de acidentes, refletem um quadro preocupante no setor aéreo.

RECORDE DE INCIDENTES - Os números do Painel Sipaer (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), uma ferramenta do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), apontam o aumento de casos desses incidentes desde 2023. No ano passado, foram registrados 1.177 incidentes, o maior número desde 2014, quando teve início a série histórica. Além disso, houve 155 acidentes, ficando apenas abaixo dos 167 acidentes de 2018.

OCORRÊNCIAS NO PRIMEIRO MÊS DO ANO - Somente na primeira semana de 2024, três acidentes aéreos chamaram atenção no país. Entre eles, destaca-se o ocorrido entre os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, quando um helicóptero com quatro passageiros partiu de São Paulo com destino a Ilhabela, no Litoral Norte do estado, e acabou caindo na serra do mar. As buscas pela aeronave duraram 12 dias.

Outro incidente que chamou atenção foi a queda de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Minas Gerais, no bairro Vista Alegre, em Belo Horizonte (BH), enquanto transportava uma vítima de outro acidente, no dia 8 de janeiro.

MAIS OCORRÊNCIAS EM FEVEREIRO - Em fevereiro, pelo menos dois casos foram noticiados nacionalmente. Um deles foi o do helicóptero que desapareceu no dia 19 com ao menos três pessoas a bordo, incluindo um servidor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A aeronave foi encontrado submersa no dia 21 de fevereiroem Goianésia do Pará, no Sudeste do Estado.  

No dia 20 de fevereiro, um helicóptero caiu em Barueri, Grande São Paulo, segundo o Corpo de Bombeiros. Ao menos sete pessoas estavam na aeronave.  Segundo os bombeiros, o acidente aconteceu perto do mercado Hugão, no bairro Chácaras Marco.A aeronave caiu em um trecho de mata e não atingiu nenhum imóvel.

Com informações de IG

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES