Número de mortes em acidentes aéreos cresce 92% em 2024, maior índice em 10 anos

O acidente mais grave do ano ocorreu em agosto, com a queda de uma aeronave da VoePass, que deixou 62 mortos

Acidente aéreo | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Brasil registrou 148 mortes em acidentes aéreos em 2024, um aumento de 92% em relação ao ano anterior, segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O total representa o maior índice desde o início da série histórica, em 2014. O acidente mais grave do ano ocorreu em agosto, com a queda de uma aeronave da VoePass, que deixou 62 mortos. Já a tragédia mais recente, no último domingo, em Gramado (RS), matou 10 pessoas, sendo o maior incidente envolvendo aviões de pequeno porte em 2024.

41 acidentes aéreos com vítimas fatais

Foram registrados 41 acidentes aéreos com vítimas fatais neste ano, número 36% maior do que em 2023, mas ainda abaixo de outros períodos, como 2015 e 2016. A aviação privada concentrou a maior parte das ocorrências fatais, com 22 casos, enquanto outros 7 envolvem voos agrícolas. Entre as causas mais comuns estão "perda de controle em voo", com 13 registros, e "falhas no motor", que ocasionaram 7 quedas. São Paulo liderou as fatalidades, com 11 acidentes, seguidos por Mato Grosso, Pará e Minas Gerais.

O acidente em Gramado ocorreu após uma aeronave decolar de Canela (RS) com destino a Jundiaí (SP) e colidir com a chaminé de um prédio. Na sequência, o avião atingiu o segundo andar de uma casa e caiu sobre uma loja de imóveis, causando incêndios que afetaram uma pousada próxima. A área central, movimentada devido às celebrações natalinas, permanece isolada pelas autoridades enquanto os trabalhos de resgate e perícia prosseguem.

Equipes da Força Aérea Brasileira e da Polícia Civil estão investigando as causas do acidente. Segundo o perito Valmor Gomes, a remoção de partes da fuselagem é essencial para o avanço das apurações, mas depende da estabilização do local. O acidente ocorreu em uma das regiões mais movimentadas de Gramado, na Avenida das Hortênsias, que nesta época do ano recebe grande fluxo turístico devido ao Natal Luz.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES