O número de famílias desabrigadas por conta das chuvas subiu para 542 em Teresina. O novo balanço foi divulgado pela Defesa Civil Municipal nesta quarta-feira (19), que segue monitorando outras áreas de risco. Os atingidos estão sendo acolhidos em três escolas da prefeitura, além de residências de familiares e amigos.
Desse total, 485 famílias estão na casa de parentes e se cadastraram no Programa Cidade Solidária, de assistência social. Além do aluguel no valor de até R$ 300, o Programa Cidade Solidária distribui cestas básicas e kits de acolhimento.
No domingo (16), a Defesa Civil esteve na Vila Jesus de Nazaré, região do Vale do Gavião, zona leste de Teresina. Equipes da Prefeitura de Teresina e dos Bombeiros retiraram a família que estava em área de risco e interditaram o local. Diariamente, a Defesa Civil realiza o monitoramento de áreas de risco e atende ocorrências que chegam através do 199 ou do 3223-7366.
Prefeito vistoria ações em áreas alagadiças
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, vistoriou nesta quarta-feira (19) a execução de intervenções estruturais em diversos pontos críticos para alagamentos em bairros da zona Leste da capital. A agenda foi acompanhada por James Guerra, da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad) da região.
Dentre os empreendimentos em andamento estão ações emergenciais típicas de engenharia, como a limpeza de canais, bueiros e de todo o sistema de drenagem da região, que ainda deve passar por uma ampla reformulação. Além disso, a prefeitura já iniciou o reparo de reconstrução de ruas e avenidas que tiveram a pavimentação comprometida pelos alagamentos.
Área interditada
Com a elevação do rio Parnaíba, a correnteza levou parte de uma galeria que passa pela avenida Maranhão, na região Centro Sul de Teresina.
Por causa da erosão, a Defesa Civil Municipal interditou a área que fica em frente ao Centro Administrativo para evitar possíveis danos a pedestres e veículos que passam no local.
Previsão
A quarta-feira (19) deve amanhecer ensolarada, mas logo o tempo vai fechar e deve chover nos turnos da tarde e noite. Na quinta-feira (20) e sexta-feira (21) também há previsão para os turnos da tarde e noite.
No sábado (22), a previsão é de sol com algumas nuvens, mas deve chover durante todo o dia e noite.