O Novo Centro de Teresina vai promover a valorização das calçadas e parklets, a exemplo da experiência do Projeto Caminhart desenvolvido na Rua Coelho Rodrigues para privilegiar a circulação das pessoas durante as compras de final de ano. A medida foi anunciada durante nova reunião realizada na terça (13), com a equipe técnica do Projeto Novo Centro de Teresina, no Palácio da Cidade.
Participam da comissão do projeto gestores e técnicos de vários órgãos da Prefeitura de Teresina como SDU Centro/Norte, Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Parcerias e Concessões e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Além de promover a mobilidade urbana, conforme o prefeito Firmino Filho, o projeto visa incentivar o teresinense a morar no Centro de Teresina.
Novas ruas do Centro ganharão parklets em caráter permanente. As calçadas também serão padronizadas e a Prefeitura oferecerá premiação para as empresas ou pessoas físicas contribuírem com a melhoria das calçadas e a consequente valorização do pedestre.
O prefeito foi informado pela equipe sobre as conversações com a Secretaria do Patrimônio da União e Caixa Econômica Federal para reforma do prédio da antiga sede do INSS da Praça João Luis Ferreira. O prédio será transformado em condomínio de habitações de interesse social destinadas a comerciários e servidores públicos. Serão construídos 49 apartamentos de dois quartos no prédio. O andar térreo será destinado à instalação de lojas que viabilizarão a manutenção do condomínio.
O projeto prevê também a requalificação das praças do Centro de Teresina que ganharão iluminação com lâmpadas de led. O Troca Troca, na Avenida Maranhão, também será requalificado e o cais do rio Parnaíba ganhará um pier para o atracamento das embarcações que fazem a travessia de pessoas entre Teresina e Timon.