Novas tendências para a construção em 2022 podem impulsionar o ramo

O presidente do Sinduscon Teresina reforça que práticas proativas contribuem para o crescimento do setor

Novas tendências para a construção em 2022 podem impulsionar o ramo | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com o passar dos anos, o setor construtivo tem vivenciado inúmeras transformações positivas, se adaptando às novas necessidades na medida em que busca rotas inovadoras para proporcionar mais oportunidades e bem-estar à população. Para 2022, há muitas tendências favoráveis para o ramo, que prometem aquecer toda a indústria de forma consciente e ecológica. Dessa forma, o intuito é propiciar melhorias nos processos, gerando mais qualidade e resultados.

Sabe-se que as novas tecnologias já fazem parte da rotina de praticamente todos os ramos profissionais, por isso a construção civil se mantém atenta a essas ferramentas. Dito isso, evidentemente a principal tendência para o segmento é a aposta em tecnologias que incentivam a construção sustentável, como o reaproveitamento de água, materiais e o uso de placas solares. Já bastante conhecido no setor, a Modelagem da Informação (BIM) continua sendo outra tendência muito importante para os profissionais da área, já que permite a previsão de todo o processo construtivo: antes, durante e após a obra.

Novas tendências para a construção em 2022 podem impulsionar o ramo - Foto: Ascom

Estar atento aos novos comportamentos da construção deixa de ser uma necessidade e se tornou diferencial para quem busca atender efetivamente às demandas da população. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina), Guilherme Fortes, observa que estas são práticas que tendem a ser incrementadas cada vez mais à rotina de modo proativo. “É satisfatório ver que nosso segmento mantém sua projeção e crescimento, apostando em novas ferramentas para gerar renda, empregos e bem-estar. Toda nova prática bem executada e, devidamente comprovada, será sempre bem-vinda à nossa rotina profissional, onde faremos as devidas adaptações à nossa realidade”, ressalta o gestor.

O uso da realidade aumentada para as obras, ainda que tenha alto custo, tem sido apontado por especialistas da área como uma forte tendência para os próximos anos. Com essa tecnologia, os clientes conseguem visualizar nitidamente todo o projeto e reformular o que lhe for conveniente. Além disso, outro aspecto é a robotização de processos. Já que robôs e a inteligência artificial estão muito presentes no dia a dia da população, a previsão é que o setor construtivo passe a incorporar ainda mais essa tecnologia. Portanto, as novas possibilidades crescem e a expectativa do segmento é de constante desenvolvimento.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES