Por João Marcelo Ferry
Na manhã desta quinta-feira(24) foram inauguradas as enfermarias infanto-juvenil que estavam passando por obras desde Junho de 2018. As obras foram organizadas em trabalho conjunto do Hospital São Marcos com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e visam levar até as crianças e jovens que forem atendidos, um ambiente que promova um tratamento e acompanhamento mais humanizado, permitindo que eles deixem de lado a tristeza e possam se divertir enquanto estão no hospital.
Com a finalização das obras financiadas através de doações e arrecadações, o número de leitos deve aumentar em 27 novos leitos. A Doutora Gildene Alves explica que a principal proposta da nova enfermaria é trazer um atendimento mais humanizado para as crianças. “Este é um objetivo que nós sempre sonhamos em atingir, é um grande avanço e melhoria no acompanhamento das crianças, que são levadas para um ambiente que integra o brincar, diferente daquele ambiente frio e estritamente hospitalar”, explica Gildene.
Ela acrescenta que esse ambiente mais lúdico minimiza o sofrimento e os momentos difíceis que algumas crianças precisam enfrentar durante o tratamento e até mesmo melhoram a resposta delas para este tratamento. “Nós buscamos tratar todas as crianças que chegam até nós, queremos ajudá-las e ter um ambiente como esse facilita o contato com as crianças. Além disso, buscamos começar o tratamento o mais cedo possível, para podermos obter melhores resultados para as nossas atividades. Geralmente, essas crianças que ficam internadas conosco estão em fases mais avançadas do tratamento e precisam enfrentar momentos mais difíceis ali, com um ambiente adequado facilitamos a estadia delas”, fala a médica.
Nathalie Campelo é voluntária há dois anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e fala que ver um trabalho desse nível se realizando através apenas de doações é gratificante. “O retorno é muito grande para todos. As crianças terão mais dignidade no tratamento. É muito difícil chegar em um hospital e ver um ambiente com sofrimento, a nova enfermaria garante um ambiente alegre, além de tornar o tratamento dessas crianças mais fácil e leve. Não tem preço ver a alegria nos rostos dessas crianças que já têm que enfrentar algo tão pesado e mesmo assim demostram uma resiliência incrível”, fala a voluntária.