Nova unidade para recém-nascidos vai melhorar atendimento

O atendimento é para bebês que não estão no peso adequado

Maternidade | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Maternidade Dona Evangelina Rosa acaba de ganhar uma Unidade de Cuidados Intermediários para Recém-Nascidos Modalidade Canguru, que foi inaugurada nesta segunda-feira (01). A maternidade possui atualmente uma demanda de 9 mil atendimentos mensais.

O atendimento que a unidade recém-inaugurada vai prestar é dedicado aos bebês, recém-nascidos, que não estão no peso adequado, como nos casos de prematuridade extrema, e que necessitam de acompanhamento hospitalar, não podendo voltar para suas residências. Além disso, o diretor do hospital, Francisco Macedo, disse que a nova ala oferece uma gama de possibilidades para novas ações.  

Divulgação

“Por outro lado, propicia à maternidade abrir espaço para que empresas adentrem à casa e façam reformas significativas. Esta semana estaremos iniciando outra obra de grande porte na maternidade, que é a recuperação da ala B, e que irá recuperar a UTI materna, UTI neonatal 2, postos de enfermagem e enfermaria 2. É uma recuperação de grande porte e vai propiciar também que a gente faça novas pequenas reformas, transformando a maternidade minimamente possível, para o atendimento da mãe e bebê até a inauguração da nova maternidade”. 

Na inauguração da Unidade, estiveram presentes autoridades como secretário de Saúde, Florentino Neto; o governador do Estado, Wellington Dias; a vice-governadora, Regina Sousa; o diretor do Hospital, Francisco Macedo, entre outros, que acompanharam a entrega da estrutura e equipamentos. 

Com um investimento de R$ 150 mil, a Modalidade Canguru unidade conta com 20 novos leitos.

“A ideia da maternidade é ser de alta complexidade. O que estamos fazendo aqui é entregando algumas unidades que vão permitir, inclusive, fazer outras. Mas ela é ainda uma maternidade improvisada e não vai deixar de ser uma estrutura improvisada”, enfatiza o governador Wellington Dias.

Divulgação

O secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, comenta sobre a questão da reforma acontecer em meio a hospital em pleno funcionamento. “A gente faz algumas reformas em determinadas alas, muda o serviço para a área reformada, podendo assim permitir que a área anteriormente ocupada passe pelo serviço. Isso é o que é desejado em uma casa que está em funcionamento com 90% de taxa de ocupação”, conta o secretário.

Nova maternidade será referência

A nova maternidade será Unidade de Referência em Alta Complexidade Materno-Infantil de Teresina, localizada na Avenida Presidente Kennedy, e tem a estimativa de entrega para o ano de 2021. “A solução que estou vendo, com a nova maternidade, é uma unidade moderna, será bem equipada e com pessoas qualificadas, como na Maternidade Evangelina Rosa. Nós vamos ter a condição de ter um lugar de excelência no estado do Piauí e ter uma rede de atendimento”, disse o governador Wellington Dias. 

O trabalho de construção e reparo de hospitais está sendo feito em outras partes do estado. No domingo (30), o governador inaugurou as obras de reforma e ampliação do Hospital Dirceu Mendes Arcoverde, no município de Água Branca, advinda de  parceria  entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. “Nós estamos fazendo essa ampliação para o Sul e para o Norte do Piauí, para também  desafogar o atendimento da nossa maternidade”, disse Dias.  

O secretário de Saúde completa: “Todas as reformas que estão sendo feitas aqui fazem parte de um cronograma de obras. Estão sincronizadas para que a gente possa ter aqui a execução de bons serviços e já prevendo a construção e inauguração da nova maternidade. É um plano  de investimento que o estado está fazendo”, afirma Florentino Neto. 

Na segunda-feira (1º), durante solenidade no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias assinou Pacto Interinstitucional pelo Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí. O estado conta, atualmente, com 26 câmaras setoriais de várias áreas que têm realizado um forte trabalho em todo o Piauí. Com o plano, será possível uma maior integração entre poder público e privado e ampliação de ações que tenham como objetivo desenvolver o estado. 

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES