Uma nova frente fria que se move pela região Sul do Brasil deve aumentar as áreas de instabilidade sobre Santa Catarina e a metade sul do Paraná neste sábado (18). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperados acumulados de até 100 milímetros nessas áreas. Em Florianópolis, a previsão é de 50 milímetros de chuva, um valor também alto. Com informações do Climatempo.
COMO FICA O RS
No Rio Grande do Sul, a chuva será mais isolada e fraca, principalmente no norte do estado. Nas outras áreas, o dia deve ser bastante nublado, mas sem previsão de chuva. Durante o final de semana, o frio persistirá no estado. Apesar do sol prevalecer na maioria das cidades gaúchas, as temperaturas não devem subir muito, variando entre 13ºC e 18ºC. Na região da Campanha Gaúcha, há previsão de geada.
Em Porto Alegre, a tarde será nublada e as temperaturas máximas não passarão de 16ºC.
SUDESTE E CENTRO-OESTE
De acordo com a Climatempo, essa frente fria que se aproxima do Sul do Brasil deve alcançar São Paulo, mas inicialmente apenas aumentar a nebulosidade. Em partes do Mato Grosso do Sul, pode haver pancadas de chuva.
NORTE
No Norte do Brasil, chuvas intensas podem ocorrer no Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. Em Tocantins e no centro-leste do Acre, o sol predominará. Há alertas de tempestades no litoral e oeste do Pará, litoral do Amapá, Roraima e nas regiões norte e leste do Amazonas.
NORDESTE
No Nordeste, sol e calor prevalecem no oeste da Bahia, Vale do São Francisco, sertão de Pernambuco, centro-sul do Piauí e sul do Maranhão. Outras áreas terão chuvas intercaladas com sol, conforme a Climatempo, que também alerta para tempestades no litoral entre Rio Grande do Norte e Pernambuco, e no litoral do Maranhão. O norte do Piauí, norte e litoral do Ceará, litoral de Alagoas, regiões de Salvador e litoral norte da Bahia podem ter chuvas de moderadas a fortes.