A Nova Ceasa é “bicampeã” na ONU. Isso porque a parceria público-privada (PPP) mais uma vez obteve destaque, pelo segundo ano consecutivo, como um bom exemplo de parceria governamental com a iniciativa civil, sendo mais uma vez destaque global e modelo para todo o mundo.
O destaque da Nova Ceasa coloca mais uma vez o Piauí no topo das PPPs do mundo. “Pela segunda vez a Nova Ceasa foi premiada e selecionada entre 120 projetos do mundo para servir como exemplo para os demais países do mundo. É uma grande felicidade e oportunidade de mostrar o Piauí para o mundo”, reconhece Viviane Moura, superintendente da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc).
O Piauí é o Estado com maiores investimentos em PPPs do Brasil. “Somos a única PPP brasileira com respaldo na ONU. Nós criamos um modelo com a nossa cara, com a cara do governo. Somos referência, inclusive pautando o próprio Governo Federal no modelo de operação”, acrescenta Viviane Moura.
A PPP da Nova Ceasa funciona para gerar emprego, renda e garantir a segurança alimentar da população, inclusive com o reaproveitamento das sobras da mercadoria para aqueles que não podem pagar pelos alimentos. Com o Banco de Alimentos, a Nova Ceasa distribui insumos alimentares para quem precisa, fazendo o reaproveitamento de legumes, frutas e verduras que não estão aptas para o comércio, mas sim para o consumo.
O destaque da Nova Ceasa leva em conta a organização, os resultados e o impacto que o novo Centro de Abastecimento trouxe para os permissionários e a comunidade local. A ONU já havia selecionado a Nova Ceasa como um modelo de gestão em PPP em 2020.