As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão divulgadas na próxima sexta-feira, dia 16, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A data foi confirmada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na sexta-feira (9).
Como consultar o resultado
Os participantes poderão acessar as notas individuais da redação e das quatro áreas de conhecimento por meio da Página do Participante, utilizando login e senha do Gov.br. Já os chamados treineiros estudantes que ainda não concluíram o ensino médio em 2025, terão o boletim individual disponibilizado em data posterior, conforme informou o Inep.
Acesso ao ensino superior
Com a divulgação das notas, os candidatos poderão se inscrever nos principais programas de acesso ao ensino superior. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas entre os dias 19 e 23 de janeiro. Já o período para concorrer a bolsas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) será de 26 a 29 de janeiro.
A partir deste ano, o Sisu passa a considerar as notas das três últimas edições do Enem. Segundo o MEC, será utilizada a média ponderada mais vantajosa para o candidato, de acordo com o curso escolhido, desde que ele não tenha participado como treineiro.
Aplicação das provas
O Enem 2025 foi aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. Excepcionalmente, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas ocorreram em 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30).
No primeiro dia de exame, os candidatos responderam questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. No segundo dia, foram aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Maior edição do Sisu
De acordo com o governo federal, esta será a maior edição da história do Sisu em número de instituições participantes. Ao todo, serão ofertadas 274,8 mil vagas em 136 instituições públicas de ensino superior em todo o país, com cursos que iniciam tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2026.