O Norte e o Nordeste do Brasil foram as regiões que mais buscaram por “concurso público” no Google no mês de outubro deste ano. É o que aponta um levantamento realizado pelo Gran Cursos Online, que considerou todo o mês para a análise.
O estado que mais buscou por concursos públicos foi o Acre, seguido por Rondônia, Paraíba, Roraima, Sergipe, Piauí, Pará e Ceará. No ano anterior, o Norte e o Nordeste também lideraram a lista, demonstrando uma tendência estável nessas regiões na procura por concursos públicos.
A ordem dos estados mudou um pouco, mas o Norte e Nordeste continuam em peso no topo da lista. O Distrito Federal, na região Centro-Oeste do país, também aparece no ranking nos dois anos analisados.
“Muitos procuram concursos públicos pela estabilidade que um cargo ou emprego público pode dar. A pandemia impactou os brasileiros com uma grande crise econômica. Milhares de pessoas perderam seus empregos e entenderam que trabalhar para empresas privadas, muitas vezes, não oferece a estabilidade desejada”, explica Gabriel Granjeiro.
De acordo com um relatório do Banco Mundial, os funcionários públicos chegam a ganhar salários até 70% superiores do que funcionários que atuam no setor privado. Outro diferencial é não precisar de indicação ou contatos para um cargo.