Após uma intensa onda de calor que abrange 15 estados do Brasil e o Distrito Federal, incluindo três estados do Nordeste, as altas temperaturas dão lugar a uma mudança climática. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a partir da próxima terça-feira (19) até, pelo menos, sexta-feira (22), espera-se a chegada de chuvas em praticamente toda a Região Nordeste do país.
Conforme o Inmet, a circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia, vai favorecer a formação de áreas de instabilidade e a ocorrência de chuva intensa, especialmente no sul e centro-sul da Bahia, centro e sul do Maranhão e no Piauí.
Mapa de acumulado de chuva entre os dias 15 e 22 de dezembro de 2023, às 06:00 UTC (3h do horário local) pelo modelo Cosmo 7 km. Foto: Reprodução INMET
Além disso, o instituto destacou a influência da variabilidade intrasazonal (Oscilação de Madden-Jullian, OMJ), que favorece o aumento da umidade, nebulosidade e chuva no Nordeste. A partir de terça-feira (19), a chuva deve atingir o sul da Bahia e depois avançar para o interior do Nordeste.
As chuvas irão afetar quase toda a região, com volume mais intenso na madrugada. O instituto afirmou ainda que a previsão é que o período mais chuvoso deve se prolongar até sexta. Em locais pontuais, a chuva pode superar 100 milímetros (mm) em 24h, principalmente no litoral sul da Bahia.
ONDA DE CALOR
O termo "onda de calor" é empregado quando a temperatura se mantém cinco graus Celsius acima da média por um período entre três e cinco dias. Devido a essas temperaturas elevadas, que superam a média, em 15 estados e no Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo", válido a partir das 12h da última quinta-feira (14) até as 19h do próximo domingo (17).