Abóboras pesando 15 kg cada nasceram no telhado de uma casa no bairro Vila Palmeira, em São Luís, no Maranhão, e chamaram bastante atenção. O proprietário John Araújo, natural da cidade de Santa Quitéria mas que reside na capital, afirmou não saber o porquê do tamanho dos legumes.
“O quintal é todo no piso e não tem areia. No telhado também só tem pedras. Então não sei se alguém jogou as sementes lá, mas o fato é que todo mundo se surpreende com o tamanho e o quilo delas. Até as folhas do pé de abóbora são enormes", contou.
O agrônomo da Universidade Estadual do Maranhão, Hamilton Almeida, disse que fenômeno é incomum, mas fácil de explicar. A resposta está no trabalho dos pássaros na natureza.
"Os pássaros se alimentam e expelem as sementes nas fezes. Daí, basta ter chuva e um local com material orgânico. O telhado de uma casa pode ser um local com bastante material orgânico e, se for exagerado, pode ocasionar o crescimento anormal das abóboras. Mas o ciclo da planta é curto, então com o fim do inverno e das condições de meios orgânicos para produção, provavelmente as abóboras devem parar de nascer", afirmou.