Informações do último boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na manhã deste sábado (26) mostram que dois rios continuam em cota de alerta (Rio Parnaíba, em Luzilândia e Marataoan, em Barras). Outros dois estão na cota de atenção (Rio Longá, em Esperantina, e Rio Parnaíba, em Teresina).
O nível do rio Parnaíba, em Teresina, na Estação Chesf, chegou a 5,44 m na manhã deste sábado. Segundo os dados do CPRM, nas últimas 24 horas, o nível do rio chegou a subir 16 cm (5,48 m às 5h deste sábado), mas voltou a reduzir na manhã de hoje. Segundo o CPRM, o nível do rio se mantém na cota de atenção.
Em Luzilândia, o nível do rio Parnaíba tornou a subir, alcançando, na manhã deste sábado (26), 5,40m, estando 40cm dentro da cota de alerta. Na manhã de sexta-feira, o rio registrou 5,32m.
O rio Longá, em Esperantina, que alcançou 6,91 m (51 centímetros acima da cota de alerta) na manhã de sexta-feira (26), reduziu seu volume, apresentando, na manhã deste sábado, nível 6,36 m, saindo da cota de alerta, mas ainda em situação de atenção. No início da semana, o rio chegou à cota de inundação, com nível de 7,66 m.
O rio Marataoan, em Barras, reduziu o volume entre sexta-feira (25) e sábado (26), mas se mantém na cota de alerta. Na manhã de hoje, o nível chegou a 3,96m, apenas 26 cm acima da cota de alerta (3,70m).