Nível do Guaíba cai abaixo do nível de alerta pela 1ª vez desde enchentes no RS

De acordo com medição da ANA (Agência Nacional de Águas), o volume chegou 3,14 metros, um centímetro abaixo da cota de alerta

Avalie a matéria:
Nível do Guaíba volta a ficar abaixo da cota de inundação | Foto: TV Globo/Reprodução

As águas do Lago Guaíba, em Porto Alegre, atingiram um nível abaixo da cota de alerta pela primeira vez desde o dia 2 de maio. Na madrugada desta sexta-feira (07), às 6h, a medição no ponto da Usina do Gasômetro registrou um volume de 3,14 metros, um centímetro abaixo do nível de alerta, que é de 3,15 metros. 

Segundo a medição da ANA (Agência Nacional de Águas), a última vez que o Guaíba registrou um volume abaixo da cota de alerta foi em 2 de maio. As fortes chuvas no Rio Grande do Sul começaram em 27 de abril, causando inundações na capital do estado e em cidades como Canoas e Novo Hamburgo. 

Há uma semana, em 1º de junho, o lago registrou pela primeira vez um nível abaixo da cota de transbordamento, que é de 3,60 metros. No entanto, na última terça-feira, devido aos fortes ventos no Rio Grande do Sul, as águas voltaram a subir e alcançaram a marca de 3,86 metros. 

Desde o início dos temporais no Rio Grande do Sul, no final de abril, o nível do lago aumentou rapidamente, atingindo o pico histórico de 5,35 metros em 5 de maio. Anteriormente, o recorde era de 1941, quando as águas alcançaram 4,76 metros.

NOVAS CONTAS DE INUNDAÇÃO

No fim de maio, o governo do Rio Grande do Sul modificou a cota de inundação do Guaíba para 3,60 metros, em contraste com os 3 metros anteriores da régua do Cais Mauá, desativada após a cheia de 2 de maio. 

A cota de alerta também foi ajustada, passando de 2,50 para 3,15 metros. Uma régua emergencial foi instalada na estação Usina do Gasômetro em 3 de maio, substituindo a anterior no cais, que apresentava problemas.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES