Após o anúncio da fábrica em Resende, no estado do Rio de Janeiro, a Nissan continua sua escalada para crescer no mercado brasileiro. E decidiu acelerar a chegada do sedã compacto Versa. Assim como o hatch compacto March, o modelo virá importado do México ? sem prejuízo da alta do IPI, portanto ? e passará a ser produzido localmente quando a unidade fluminense começar a funcionar, no primeiro semestre de 2014. Antes programado para novembro, o lançamento oficial do modelo foi antecipado para a próxima quinta-feira, 20.
Após a apresentação oficial do modelo para a imprensa brasileira, o Versa deve ter sua tabela de preços anunciada. A expectativa é que o sedã comece em R$ 36 mil, com motor 1.6 litro. O preço já incluiria ar-condicionado, airbag duplo, direção hidráulica, trio elétrico e freios ABS de série. A Nissan também cogita o lançamento de uma motorização 1.8 litro para o modelo, posteriormente.
No site brasileiro dedicado ao Versa, a Nissan afirma que ?agora todo mundo pode ter um sedã japonês?. O mote publicitário do carro deve seguir, então, o mesmo apelo em torno do March, vendido como ?o primeiro popular japonês do Brasil?. Assim como o March, o Versa é um modelo derivado da plataforma global V, que irá moldar os lançamentos mundiais da Nissan nos próximos anos.
A Nissan também vai explorar a ideia de que o Versa não é derivado de um hatch, mas foi projetado desde o início como um três volumes. Na verdade, a segunda geração do Versa, revelada no Salão de Nova York deste ano, foi criada para substituir o Tiida sedã. No Brasil, porém, os dois modelos continuarão convivendo por um tempo, sendo o sedã veterano posicionado um segmento acima, partindo dos R$ 44 mil.