Neste sábado (30) tem vacinação para cães e gatos das zonas Norte e Leste

A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos e provocar até a morte

Neste sábado (30) tem vacinação para cães e gatos das zonas Norte e Leste | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz neste sábado (30) a abertura da campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos, às 8h30, na Unidade Escolar Firmina Sobreira, localizada na Rua Desembargador Flávio Furtado, Praça do Poti Velho, zona Norte. A vacinação acontecerá nesta data em 136 postos das zonas Norte e Leste e a meta é vacinar 67.883 animais. 

No sábado seguinte (06/11), a vacinação terá continuidade em postos das zonas Sul e Sudeste para cerca de 60.095 cães e gatos. Para atender a demanda da zona rural, a vacinação acontecerá ainda no mês de novembro. Essa logística em datas por zona da cidade é para atender com mais postos de vacinação e facilitar o acesso a esse serviço. A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos e provocar até a morte.

A vacinação acontecerá nesta data em 136 postos das zonas Norte e Leste e a meta é vacinar 67.883 animais - Foto: Divulgação/PMT

Sobre a campanha de vacinação dos animais contra a raiva, o gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, solicita que as pessoas levem neste sábado seus animais que tenham idade a partir de três meses para serem imunizados. “Essa vacina é muito importante para que cães e gatos fiquem vacinados contra a raiva que é uma doença grave e por isso tutores de cães e gatos das zonas Norte e Leste devem levar seus animais a um dos postos de vacinação”, diz o gestor. Paulo Marques garante a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

CONFIRA OS LOCAIS DOS POSTOS

A raiva é uma doença viral que pode ser evitada com a vacina, e pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES