A nave New Shepard, da Blue Origin, a empresa de foguetes do bilionário Jeff Bezos, realizou com sucesso sua decolagem com seis tripulantes neste domingo (19), às 11h36. Denominada NS-25, esta missão representa o retorno das missões tripuladas com a nave New Shepard. A empresa levou seis pessoas ao espaço em um voo que teve duração de cerca de 10 minutos.
ÚLTIMO VOO TRIPULADO FOI HÁ DOIS ANOS
O último voo tripulado da Blue Origin ocorreu em agosto de 2022. Um mês depois, em setembro, um foguete da empresa enfrentou uma falha e caiu logo após o lançamento. Felizmente, a nave não estava tripulada e não houve relatos de feridos, conforme a companhia.
COMO FOI O VOO?
Como nas suas missões anteriores, a Blue Origin realizou um voo suborbital, onde o objetivo é levar a nave além da Linha de Kármán, localizada a 100 quilômetros de altitude, considerada por convenção como o início do espaço. Este trajeto tem duração aproximada de 10 minutos e, em uma parte do percurso, a tripulação pode experimentar a sensação de gravidade zero. Esta foi a 25ª vez que um foguete da Blue Origin foi lançado e a 7ª vez com passageiros a bordo.
QUEM SÃO OS PASSAGEIROS?
O voo teve seis passageiros, a capacidade máxima da New Shepard. A Blue Origin destacou a presença de Ed Dwight, o primeiro afro-americano a se candidatar a astronauta nos EUA. Com 90 anos e 8 meses, Dwight pode se tornar a pessoa mais velha a ir ao espaço, superando o recorde de William Shatner, que voou com 90 anos e 6 meses. Os outros tripulantes foram os empresários Mason Angel, Sylvain Chiron e Kenneth L. Hess, a contadora aposentada Carol Schaller e o piloto de aviões Gopi Thotakura.