Uma exposição em comemoração aos 167 anos de Teresina foi aberta para visitação, no último dia 20 de agosto, no Museu do Piauí, Casa Odilon Nunes. A mostra fotográfica “Um presente para Teresina”, de autoria de um dos maiores nomes do fotojornalismo piauiense, Margareth Leite, é composta com belas imagens que retratam os principais pontos representantes da identidade da capital do Piauí.
O Museu, que além de possuir um grandioso acervo histórico clássico, também tem lugar para o eclético. As fotografias da exposição, que comemora o aniversário de Teresina, mais parecem janelas que possibilitam a visão dos melhores ângulos e iluminações. É possível ficar preso nas retratações dos patrimônios locais e imaginar o horário em que as fotos foram “tiradas” , tudo isso indo de encontro com um fabuloso sentimento de pertencimento.
Margareth realizou um roteiro pela cidade e percorreu pelos dois grandes rios, pelo Museu do Piauí e demais patrimônios históricos. O objetivo da fotógrafa foi retratar as paisagens teresinenses como forma de um presente para todos que fazem parte da sua história. A artista convida a população e agradece o convite para realizar a exposição. “Foi essencial para mostrarmos a beleza da nossa cidade tão linda e privilegiada por rios, natureza exuberante, belos patrimônios e o pôr do sol mais lindo que há”, disse.
“Essa grande mulher está aqui retratando Teresina de uma forma inigualável. Vendo esse trabalho maravilhoso da Margareth, e de certa forma homenageando Teresina, a gente já sente filha dela”, falou Dora Medeiros, diretora do Museu.
Seja com um sol tímido, intenso ou com as luzes que acendem a noite no Complexo Turístico da Ponte Estaiada, a exposição de Margareth Coelho é única e retrata o verde exuberante, o sol que doura a pele do povo e as águas que contemplam o lugar que carrega o nome de uma rainha.
A exposição, que foi iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Cultura (SECULT), vai ficar durante três semanas no Museu, aberto à visitação com uma pequena taxa de entrada. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, de 8h00 às 17h30, e nos sábados e domingos, de 8h00 às 12h00.
Fotojornalista
Margareth Leite foi a primeira mulher a assumir o cargo de fotojornalista nos jornais do Piauí, o que resultou em uma comenda municipal do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em 1997. Ela trabalhou em consagrados jornais piauienses, inclusive no Jornal Meio Norte.(A.S.)