Na manhã da terça-feira (4) foi inaugurado, em Teresina, a Fonte do Saber- Antônio de Passos Nunes Rocha, um museu interativo que mostra, de forma lúdica, o ciclo da água. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, como Wellington Dias, governador do Piauí; Merlong Solano, deputado federal, e demais dirigentes da empresa Águas de Teresina.
Localizado dentro da Estação de Tratamento de Água Sul (ETA-Sul), o museu dispõe de dois espaços que apresentam ambiente similar a um laboratório de ciências, disponibilizando diversas atividades interativas e lúdicas para os visitantes, com objetivo de ampliar o tema da educação ambiental.
O governador Wellington Dias frisa que o “casamento” do público com o privado tem gerado projetos bem-sucedidos. ‘É muito importante a parte cultural, social, mas principalmente de conscientização, que conta muito daquilo que pouca gente sabe sobre o processo da água, o atendimento de padrões da Organização Mundial da Saúde e a importância disso para a própria vida, saúde e relação com a natureza”, informou.
O governador elogiou ainda os investimentos alcançados pela Águas de Teresina. De acordo com ele, tem sido um sucesso que o Estado teria dificuldades para alcançar, tendo em vista que a empresa privada já investiu cerca de R$ 600 milhões nos seus serviços.
“Provavelmente não teríamos total capacidade, aliás, não teríamos nesse mesmo período. E mesmo que tivesse o dinheiro, pelo regramento burocrático do poder público, teríamos dificuldade de executar essa quantia”, destaca.
O governador também falou do rompimento de uma adutora de 900 milímetros, localizada no Parque Piauí, que ocorreu no último domingo (2). “A gente teve um acidente em razão de chuvas muito fortes e a forma ágil com que a empresa agiu dando solução e restabelecendo o sistema, mostra que foi acertada a nossa posição da escolha desse modelo, um modelo que tem exatamente o objetivo de dar agilidade e permitir os investimentos”, informou.
Após o discurso do governador, todos os visitantes conheceram os detalhes do museu. Com o tema central “Da água que usamos à água que esgotamos: cuidando da saúde do planeta”, a Estação Fonte do Saber apresenta os principais processos da água que vai para a população, desde a retirada dos mananciais, o uso e seu retorno à natureza.
Pedro Alves, gerente de Sustentabilidade da Águas de Teresina, explica que é um espaço de reflexão para sensibilizar as pessoas sobre a importância da água para o cotidiano. “Através de uma série de experiências, nós vamos avaliar várias situações sobre os processos da água”, disse. De acordo com o gerente, por meio da interatividade será realçada a consciência ecológica de consumo e a preservação do planeta.
Os espaços também mostram diversos fenômenos que ilustram o comportamento da água em várias situações, além de suas principais características. O primeiro mostra um globo terrestre com a presença da água do planeta, diorama de casas urbanas com abastecimento de água, amostras de redes de esgoto e sistema de captação de chuva. Os visitantes também conheceram a estação de geração de energia elétrica constituída por quatro bicicletas geradoras, sendo uma adaptada para cadeirantes.
O segundo compreende a área externa, com atrações interativas trazendo uma réplica do aqueduto de Teresina e uma casa modelo com circuito hidráulico aparente para simulações.
Visitas
As escolas interessadas devem agendar a visita de seus alunos através do site www.estacaodosaber.com.br. Após escolher dia e horário de interesse e preencher dados de contato, a Águas de Teresina enviará um e-mail para o solicitante, comprovando a disponibilidade. O espaço é aberto ao público e a entrada é gratuita.