Usar a arte como forma de protesto. É essa a intenção da Força-Tarefa Popular, que lançou na manhã de ontem (13), o projeto ?Pelos Muros da Cidade?.
O projeto é uma estratégia da Força-Tarefa Popular, de associar o grafite para sensibilizar as pessoas no combate à corrupção e é precursor das atividades de mobilização social para a 12ª Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida, que acontecerá de 10 a 24 de julho, entre os municípios de Guaribas a São Raimundo Nonato.
De acordo com uma das integrantes do Força-Tarefa, Teresa Cristina, a atividade se inspirou nas propagandas políticas e comerciais que tomam os muros das cidades, com anúncios que pouco contribuem para o desenvolvimento social. O propósito de ocupar esses espaços com temas voltados ao combate à corrupção, através da arte criativa e reflexiva do grafite.
?Após esse lançamento, a sociedade pode contribuir de forma efetiva. As pessoas e donos de empresas podem disponibilizar, doar os muros de suas casas ou comércios para que estes se tornem espaços de luta contra a corrupção?, declara Teresa.
Com o tema a ?Arte Contra a Corrupção - O Belo e a Fera?, os muros estão recebendo traços e cores levando a uma reflexão sobre os problemas sociais e políticos.
Um dos voluntários, o grafiteiro Washington Gabriel, conta que gostou da ideia de usar o grafite como protesto e se tornou voluntário. ?Achei massa a luta e resolvi ajudar com minha arte?, coloca ao ressaltar que a meta é que sejam grafitados dez muros até o fim do projeto.
Cada grafiteiro tem seu traço próprio, por isso cada um passa uma mensagem diferente. Só no muro de lançamento, que fica próximo à praça do colégio Liceu Piauiense, participaram sete artistas.
As artes que estão sendo produzidas e que poderão ser vistas em vários pontos da cidade também serão foco de um projeto de extensão dos alunos do curso de moda da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Segundo a estudante Nielly Alencar, o projeto Moda no Combate à Corrupção vai ficar responsável pela parte de produção de camisa, bolsas e outros objetos. ?Vamos pegar o estilo da arte de cada muro e transformar em estampas desses produtos?, explica.
A Força-Tarefa Popular é uma articulação social civil que reúne cidadãos, ONGs, sindicatos, associações e estudantes, visando ter o controle social de políticas e programas sociais, combatendo a corrupção na administração pública.