Mundo comemora nesta terça-feira, primeiro de abril, o Dia da Mentira; saiba como tudo começou

Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano

Primeiro de Abril | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem nunca inventou uma mentirinha sem maldade nessa vida? Muita gente começou o dia de hoje com uma boa mentira ou está planejando algo para brincar com a cara daquele amigo mais próximo. Há séculos, o dia primeiro de abril é uma data em que se pregam peças com notícias e informações duvidosas.

Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos. Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril.

Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram a fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam. Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como Dia da Mentira.

A data ganhou o mundo e já foi lembrada pela Walt Disney, através do clássico infantil Pinóquio, mostrando o quanto uma mentira pode ser prejudicial para a vida das pessoas. O escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, Ziraldo, também fez menção ao tema, com o personagem Menino Maluquinho. Em ?O Ilusionista?, Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES