Mulheres de Teresina vão reproduzir uma perfomance para denunciar o femicídio. O ato que acontece no sábado (21), a partir das 8h, teve início no Chile e já foi reproduzido em várias partes do mundo, viralizando nas redes sociais.
Haverá um ensaio no Memorial Esperança Garcia, na quinta- feira (19), às 8:30 da manhã. O objetivo do Ato/Peformance é denunciar os casos de feminicídio que ainda não tem respostas da justiça no Piauí, denunciar agressores e acolher mulheres vítimas de violência, e denunciar as diversas formas de violência contra as mulheres.
Na ocasião, serão homenageadas, além de Marielle Franco (vereadora pelo RJ assassinada em 2018), as mulheres vítimas de feminicídio no Piauí, como Iones Sousa, Raimunda Leite, Selene Veras, Vanessa Carvalho, Camilla Abreu Aretha Dantas, Iarla Lima e demais.
FEMINICÍDIO NO PIAUÍ
No Piauí, o ano de 2019 registrou 26 casos de feminicídio, sendo 4 na capital e os demais no interior. O ano registrou um total de 46 crimes letais intencionais femininos, de acordo com informações repassadas pela Secretaria Estadual de Segurança, através da subsecretária Ana Melka Cadena.
SOBRE A PERFOMANCE
O ATO/PEFORMANCE, surgiu no dia 25 de novembro de 2019, data do Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, a performance e canção “Um estuprador no teu caminho” do coletivo de feministas chileno Lastesis, foi apresentada nas ruas das cidades de Valparaíso, Concepción, San Felipe, Antofagasta, Talca, Chillán, Santiago no Chile.
ATOS NO PIAUÍ
A artista Luzia Amélia realiza desde de 2016 a performance “ Banho de Sangue” em Teresina denunciando casos de feminicído e pedindo um basta de violência. Agora a performance " Estuprado no Teu caminho" é mais uma forma de continuar pedindo basta de feminicídios de forma artística